Artesãs e Blogueiras
© Um Projeto Top Artesanato

terça-feira, 30 de abril de 2013

PAP-almofadas de xita!

Para complementar o último post, aqui estão as almofadas para a cadeira.
Eu queria um tecido bem colorido para minha cadeira! E como adoro xita, ela foi a escolhida!
Como eu disse, nem tenho experiência para fazer PAP, mal sei para mim. Mas o pouco que sei adoro compartilhar. Sempre ajuda um pouquinho que tem dúvidas, até mesmo para dar uma idéia do que fazer.
Só para constar, resolvi fazer as almofadas acompanhando o formato da cadeira, noooossa, pensem no trabalho que tive haha, só acertei o molde na quarta vez, isso mesmo, quarta vez!!!
E...como também escrevi no último post, um PAP não é difícil, só não esquecer de fotografar nenhum passo, o que eu fiz nesse! Esqueci...ou perdi a foto da costura do velcro, mas não tem mistério.

Material reunido:
- tecido (o de sua preferência e no formato e tamanho desejado)
- fita métrica
- papel pardo
- lápis (uso o 6b) ou giz para costura
- régua
- tecido para o forro, usei TNT, não aparece na foto pois só lembrei de comprar depois!



Depois de penar para fazer o molde, risquei-o no avesso do tecido, juntos direito com direito:


 Alfinetei e cortei deixando uma margem (de 1 a 2cm) para costura:





Depois de cortado chegou a hora de costurar:
(foi aí que bizonhei, não sei se esqueci de tirar as fotos ou se perdi...mas sem mistério: só costurar três lados e deixar um lado para costurar o velcro ou zíper, como eu tinha o velcro, usei-o. E cortar os cantinhos e fazer pequenos cortes em toda a volta antes de desvirar)

Agora chegou a vez do forro, coloquei a capa da almofada mesmo em cima para marcar onde cortar e tirei um pouco (+ou-1,5cm) para poder entrar com recheio:

Depois costurei toda a volta deixando um espaço sem costura para colocar o recheio (usei o recheio de um travesseiro velho) e depois de cheio fechei o espaço. Não precisa desvirar o forro.


Pronto, a capa e o recheio.


E os dois juntos!

Fiz outra almofada para o encosto da cadeira:

E costurei uma tirinha com o mesmo tecido para amarrar e não escorregar:


Prontinho, amei!